“A estética e a beleza em toda história da humanidade sempre fascinou os homens independente da época, classe social, raça e gênero pertencente. Ser atraente, belo e confiante é preocupação constante dos humanos; desde sempre.
Aliadas, principalmente as virtudes, não só influenciam as diversas formas e percepções da própria imagem como também da imagem que cada um deseja projetar” (Kállas, D.,2018).
Desta forma, prevenir e retardar o envelhecimento cutâneo se tornou alvo de pesquisas e investimentos nas indústrias de cosméticos (Thome, et al,2020)
Opções não cirúrgicas estão surgindo e sendo dia a dia aperfeiçoadas na harmonização facial.
- HARMONIZAÇÃO FACIAL
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo melhorar o equilíbrio estético da face. Especialistas explicam que, longe de buscar uma padronização, o tratamento tende a valorizar as características de cada um para que o resultado seja natural (SBCP,2021).
A toxina botulínica e o preenchimento são as técnicas mais utilizadas nos processos de harmonização. A toxina botulínica consiste em suavizar rugas e sinais de expressão por meio da estagnação controlada da musculatura. Já o preenchimento proporciona volume em determinadas áreas do rosto, preferencialmente por meio de aplicação do ácido hialurônico (SBCP,2021).