Nada é mais importante do que cuidarmos e entendermos a importância da nossa saúde, não é mesmo?
Para comemorar o dia internacional da mulher, neste mês de março, vamos de post para conversarmos um pouco sobre um assunto muito importante e necessário, a saúde da mulher.
Nós somamos pouco mais de 51% da população brasileira, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios Contínua), ou seja somos mais da metade de pessoas representadas no nosso país.
Desde muito jovens nós, mulheres aprendemos e possuímos o cuidado de compreender que é importante a ida ao médico para cuidar da saúde. Temos um maior índice em frequentar mais os consultórios do que os homens, que mantém uma certa “distância” dos médicos.
Segundo a Pesquisa Nacional de saúde do IBGE, as mulheres somam quase 70% de todas as pessoas que utilizam Sistema Único de Saúde (SUS); sabendo dessa informação nos reforça entender como o bem estar, a qualidade de vida e a saúde são importantes e prioridade para os profissionais de saúde que atendem as mulheres e para elas mesmas.
Você sabia?
Nas primeiras décadas do séculos XX no Brasil, a saúde da mulher era voltada apenas para questões de partos e gestações.
E foi com o passar dos anos que houve o reconhecimento de que a mulher precisava de mais cuidados e atenção na saúde, onde a Política Nacional de Assistência Integral a Saúde da Mulher (PNAISM), teve toda a assistência de suprir todas as necessidades das mulheres, não apenas de gravidez como os anos anteriores.
Algumas dicas para cuidado e bem estar na saúde da mulher:
O mais importante é o conhecimento do corpo, afinal quando nos conhecemos bem, sabemos quando algo não está certo, conseguimos detectar qualquer funcionamento diferente, seja um resfriado comum que esteja prestes a surgir por exemplo. Então, ter o conhecimento sobre o nosso corpo nos faz prevenir e cuidar precocemente de possíveis diagnósticos que possam surgir.
Cuidar da alimentação é um cuidado valioso para nosso corpo: Uma alimentação saudável ajuda muito no combate de inúmeras doenças, como também auxilia no funcionamento do seu corpo, humor, disposição; o sistema imunológico fica ainda mais fortalecido, e consequentemente a manutenção do peso.
Exames periódicos: Aquele simples check-up uma vez ao ano, ajuda no diagnóstico de algumas possíveis doenças e ainda assim ajudam a saber como está o funcionamento do corpo.
Saúde mental: cuidar do corpo e da mente é extremamente necessário, hoje sabemos o quão importante é cuidar da nossa mente e emocional, e o quanto influencia no funcionamento de todo o nosso sistema fisiológico. Procurar exercícios e um profissional para tratar o estresse, ansiedade e depressão são fundamentais para a mulher nos dias de hoje, onde a carga de responsabilidade no dia a dia é maior.
Visita ao médico Ginecologista para saber como está a saúde íntima é super importante, também na prevenção de doenças.
Cuidados com a higiene íntima; mulheres tendem a sofrer mais com alguns desconfortos íntimos, por tanto é necessário e muito importante que possamos nos atentar mais a higiene íntima, alguns hábitos podem se tornar rotina para cuidado.
Não usar biquinis molhados por muito tempo, não compartilhar produtos pessoais, não usar roupas muito apertadas, pequenos hábitos ajudam muito em todo esse cuidado.
Uma curiosidade:
No mês de março em comemoração ao mês das mulheres em forma de conscientização temos o março lilás e amarelo.
Lilás é sobre a conscientização e combate ao câncer de colo do útero e o Amarelo a conscientização da Endometriose.
Interessante entendermos que são doenças que fazem parte do dia a dia de muitas mulheres, e que com prevenção, conscientização e cuidados podemos evitá-las.